sábado, 16 de fevereiro de 2013

O Espanto com o Óbvio

Noto que existe uma paranoia sobre as opiniões polêmicas, um jeito diferente de manter aquela velha opinião formada sobre tudo. 

O mundo mudou. A medicina não diagnostica mais "nó nas tripas". Não precisamos mais cobrir os espelhos da casa durante alguma tempestade.

Mas algumas coisas ainda não mudaram. O espanto do ser humano com o óbvio. Tem certas coisas que sabemos como são, sabemos como vão terminar e mesmo assim, no final, fica aquela decepção.

Estou fazendo esse rodeio pra chegar ao ponto.

Quando se pede a opinião de um militar "linha dura" sobre a ditadora, o que querem que ele diga?
Quando se entrevista um religioso conservador, o que se espera que ele responda? Que é a favor da camisinha e da pílula?
Recebo uma enxurrada de informações sobre um tal pastor evangélico que odeia homossexuais. Eu não vi a entrevista na tv e nem procurei no youtube, simplesmente pelo fato de saber o que ele iria dizer. Não espero outra coisa dele. Criou-se uma revolta com a opinião alheia, que sob minha ótica é desnecessária, pois se amplificou a voz de uma pessoa em vez de calá-la. 
Sou da opinião de que uma mentira repetida muitas vezes acaba virando verdade e se dá notoriedade aos absurdos propagados. Se a gente sabe que tal pessoa é contra ou a favor certos assuntos, espera-se que essa pessoa, quando tem espaço na mídia vá divulgar a sua opinião. O que se fez até agora foi repetir suas palavras e divulgar sua imagem.

Cito como exemplo esse texto. Dificilmente alguém vai querer criticar pelo fato de não ser polêmico ou até se eu disser que não gosto de ratos e baratas. Isso porque a maioria das pessoas não gosta. Mas se eu disser que não gosto de gatos (e realmente não gosto) e que nem precisariam existir, explicando meu ponto de vista, duvido que já não haveria alguma petição contra mim e copiando meu texto e minha foto.

O pastor conseguiu o que queria. Aparecer na mídia, usando como eco a boca dos contrários e sem falar nada de diferente do que ele sempre falou para seus iguais. Criando uma pseudo cruzada contra a opinião pública, vai acabar virando mártir, sendo crucificado por nós mesmos e graças a nós ele terá argumentos e exército pra isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário